PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE BRIGADEIRO

O melhor pão de ló (tipo de bolo) para festa que eu já comi. muito fácil de fazer. 


Pão de ló chocolate

Ingredientes
Massa
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
150 ml de água quente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento
 3 colheres de sopa de chocolate em pó

Recheio de Brigadeiro
2 latas de leite condensado
50 gr. de chocolate em pó (5 colheres de sopa cheias)
40 gr. de manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
60 gr. de creme de leite ( 4 colheres de sopa)

Cobertura e decoração
500 ml de chantili batido

Modo de preparo
Massa
Na batedeira, em velocidade alta, bata os ovos com o açúcar até ficar branco.
Na batedeira, com a velocidade baixa, vá adicionando alternadamente a água e farinha.
Por último, adicione o fermento e misture com as mãos.
Leve para assar em forno pré-aquecido 180 graus até dourar a massa.

Recheio
Misture tudo menos o creme de leite em uma panela de fundo grosso, e leve ao fogo super baixo, misturando sem parar, raspando as laterais da panela constantemente. Para verificar o ponto, jogue uma colherada por cima e tem que fazer um montinho que se desfaça logo. Misture então o creme de leite e retire do fogo.

RENDIMENTO : 1 bolo de 20cm com 3 camadas de recheio
DICA: Utilize assim que preparar – aguarde ficar morno e espalhe no bolo – caso tenha esfriado totalmente coloque no microondas por alguns segundos para conseguir espalhar sem danificar a massa.

Calda
Escolha sua calda preferida. Tem gente que molha com "guaraná", outras pessoas recheiam com frutas em calda e usam a calda para umedecer. Eu faço a minha calda assim: 1 1/2 xícara de água,  1/2 xícara de açúcar, 1 pau ee canela, 10 cravo. Coloque tudo numa panela e deixe ferver por 2 minutos. Desligue o fogo, retire o crava e a canela, deixe esfriar e umedeça o bolo. O gosto fica não fica forte.

Montagem
Corte o bolo em 3 parte, forre papel alumínio na forma em que assou o bolo. Coloque a primeira parte do bolo, regue com a calda e acrescente o recheio. Repita o processo e leve à geladeira por no mínimo 8 horas.
Cubra com o chantili, cubra. Decore a gosto.

Comentários

  1. Eu amo pamonha já comi muito mas pamonha de forno é novidade para mim

    ResponderExcluir
  2. Olá Cíntia!
    Eu tenho algumas noções culinárias e estou curioso para saber o gosto desse pão... ou seria bolo?! haha.. comi pão de ló uma vez só, e lembro-me que o gosto é bem diferenciado... Não consigo associar isso ao gosto de chocolate, então me vem à mente que o gosto deva parecer com o de bolo, mesmo... Achei mais peculiar ainda o estilo de calda que você faz. Queria muito dar uma provadinha.
    Tem uma parte que você fala para dar uma colherada, e essa colherada tem que se desfazer rápido. Mas é colherada de que, de açúcar?

    Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A colherada serve para ver o ponto do brigadeiro, quer dizer que o brigadeiro tem que estar em ponto cremoso, por ser um recheio.

      Excluir
  3. Eu sou apaixonada por pão de ló com massa branca, mas a receita com chocolate deve ficar maravilhosa.
    Como boa chocólatra não poderia deixar essa receita passar em branco, já copiei para fazer.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já deu agua na boca. Bora deixar pra um dia que eu possa escapar da dieta!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, que tentação é essaaaaaa.. Já anotei a receita e vou fazer no final de semanaaa.. Que maravilha mulher.

    ResponderExcluir
  6. Salivei! Que maldade esta receita... agora estou com desejo de comer este bolo.
    Até favoritei aqui para ler de novo e fazer depois.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que delícia!!! Adorei a receita. Eu aprendi a fazer massa pão de ló de uma forma diferente mas a sua parece ser mais fácil kkkkkk qualquer dia desses eu vou tentar. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, fiquei com água na boca agora. Preciso fazer essa receita aqui em casa logo!

    http://www.quinzeprasnove.com/

    ResponderExcluir
  9. Só de ler a receita e olhar pra foto ja fiquei com água na boca, esse pão de ló deve ser uma delícia.

    ResponderExcluir
  10. Hmmm, deu água na boca.. já quero fazer!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, me deu uma água na boca, ja vou fazer aqui em casa hoje mesmo.. amo qlqr coisa feita com chocolate

    ResponderExcluir

Postar um comentário