ARROZ COM FEIJÃO SEM SEGREDOS

Quem não gosta de um prato de arroz com feijão fresquinhos? Hoje tenho algumas dicas para te ajudar na hora de preparar essa dupla tão brasileira.

Arroz com feijão, purê de batas e rocambole de carne moida
Arroz

Minha avó sempre lavou o arroz antes do preparo, hoje em dia tem marcas que recomendam não lavar. Tem gente que diz que lavar retira algum resíduo de agrotóxico. Eu confio na marca que eu uso e não lavo, porém fique a vontade para lavar ou não.

Eu costumo sempre ferver a água para preparar o arroz. A medida para preparar um arroz soltinho é 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água. Refogue a cebola até ela começar a ficar transparente, sem seguida acrescente o alho. Deixe refogar um pouco, tomando cuidado para não queimar. A seguir acrescente o arroz e deixe refogar por alguns minutos. Em seguida acrescente a água quente. Eu cozinho sempre em fogo baixo para evitar surpresas desagradáveis, por aproximadamente 15 minutos. No meio tempo verifique a quantidade de água.

DICA: Quando estiver cozinhando, nunca saia de perto do fogão para evitar que queime e você perca tudo.

Feijão

O segredo para facilitar o cozimento do feijão é deixar de molho de um dia para o outro,  além disso o caldo fica mais claro no caso do feijão carioquinha. Para reduzir os efeitos indesejados dos gases, troque pelo menos duas vezes a água que você deixou de molho.

Para cozinhar meio pacote de feijão eu costumo usar uma panela de pressão de 3 litros. Se você deixar de molho de um dia para o outro, o feijão cozinha em 20 minutos em fogo médio. Se você não deixar de molho o cozimento será de 40 minutos ou mais. Dica: respeite sempre o volume máximo da panela de pressão que é de no máximo 3/4, para evitar acidentes.

Depois de cozido você pode temperar a seu gosto. Eu costumo usar folhas de louro e sal no cozimento e depois de cozido uso alho picado. 

Eu costumo congelar o feijão, coloco em recipientes de vidro ainda quente e coloco na geladeira. Depois que esfriou, coloco no congelar. Aqui dura menos de uma semana, mas ele dura até 3 meses no freezer.







Comentários